Sala de Atendimentos Terapêuticos

No último domingo, 02 de julho, foi  realizada a solenidade de inauguração da Sala de Atendimentos Terapêuticos, da nova unidade sede, em fase final de conclusão.

A conclusão do espaço foi conseguida graças aos recursos do projeto de subsídio equivalente GG 1640256 aprovado por Rotary Internacional através da Fundação Rotária que contou com a parceria entre Rotary Club de Poa São João, Rotary Club de Taipei Southgate – Taiwan e da Taiwan Catholic Mission Foundation. 

A solenidade aconteceu no salão de eventos e contou com a presença do Governador de Rotary do Distrito 4670 Gestão 2016-2017, Ingo Oscar Seitz; Governador 2015-2016 Claudio Faccin; Dr. Chinjen Austin Ou do Rotary Club de Taipei Southgate Taiwan Distrito 3520 e Diretor Executivo da Taiwan Catholic Mission Foundation; Jaime Gründler Sobrinho Presidente 2016-2017 Gestão Cinquentenário do Rotary Club de Porto Alegre São João; Osvaldo Ferreira Presidente 2015-2016 do Rotary Club de Porto Alegre São João, José Ariberto Jaeger do Rotary Club de Novo Hamburgo, presidente da comissão da Fundação Rotária do Distrito 4670, Gestão 2015-2017; Adílio Schneider Finger, Presidente 2008-2009 do Rotary Club de Porto Alegre – São João e ex-presidente da Casa do Menino Jesus de Praga e atualmente Membro do Conselho Consultivo; Sr. Flávio Gil Victória de Oliveira, Presidente do Comitê Gestor da Casa do Menino Jesus de Praga; Engenheiro Alberto Annes, ex presidente da Casa do Menino Jesus de Praga, membro do conselho de administração e gestor da obra; Sr. Francisco Oderich e esposa Renati, fundador do RC Poa São João, ex presidentes da Casa do Menino Jesus de Praga, membros dos conselhos de administração, fiscal e consultivo, membros do Comitê Gestor, voluntários, funcionários, colaboradores, amigos da Casa e os acolhidos Rafael, Bruna e Camila, representando os demais. 

O evento contou com mais de cem pessoas presentes e após a abertura da solenidade fizeram uso da palavra o Engenheiro da Casa do Menino Sr. Alberto Annes, o Presidente do Rotary Club Poa São João Jaime Gründler Sobrinho, Dr. Austin Ou do Rotary Club de Taipei Southgate, Governador 2016-2017, do Distrito 4670, Ingo Oscar Seitz. 

Ao final da solenidade, os presentes foram convidados a acompanhar as autoridades para o descerramento da placa de inauguração da sala de atendimentos terapêuticos, situada no primeiro andar.

Os convidados ficaram impressionados com as instalações e surpresos ao ver no local a equipe técnica de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, realizando atendimentos com os acolhidos. 

Sobre o projeto 

Ao concluirmos a estrutura de concreto do prédio da nova unidade sede, que tem 4.778 m² de área útil, no início de 2011, nossas reservas para esse fim acabaram e tivemos que buscar novas fontes de recursos, exclusivas para tocar a obra, sem prejudicar a operação rotineira da Casa.

Ao iniciarmos a fase de aquisição de equipamentos para a nova sede, entre outras fontes de recursos, procuramos o ROTARY, nosso parceiro de longa data, em outras iniciativas.

Ao longo de seus 33 anos de vida, a Casa do Menino Jesus de Praga já teve vários rotarianos exercendo o cargo da presidência, bem como, de membros de diretorias e conselhos.

No caso da aquisição dos equipamentos para a Sala de Atendimentos Terapêuticos, tudo iniciou no contato realizado, em 12 de junho de 2015, em Canoas, com o Dr. Austin Ou, do Rotary Club Of Taipei Southgate, de Taiwan.

Naquela ocasião foi entregue o projeto, pedindo a participação e o apoio de seu Rotary Club ao mesmo, somando-se ao apoio do Rotary Club de Porto Alegre São João. Recebeu com muita atenção, ficou de estuda-lo junto com seus companheiros e, na próxima vinda a Porto Alegre, visitar nossa Instituição, o que de fato aconteceu, em 01 de fevereiro de 2016.

A partir dessa visita, os trabalhos para elaboração, apresentação e aprovação do projeto, desenvolveram-se a várias mãos, envolvendo companheiros do Rotary Club de Porto Alegre São João, do Rotary Club de Taipei Southgate, de Taiwan e de pessoas da direção da Casa do Menino Jesus de Praga.

Em 13 de dezembro de 2016, a Casa recebeu a informação do Sr. Ivo Benfatto, Governador do Distrito 4670 (2014/2015), que muito trabalhou na elaboração do Projeto, de que a Sra. Maria Eugênia Emig, responsável pelo setor de análise e aprovação de pedidos de subsídios provenientes da América Latina, de Fundação de Rotary, havia lhe informado que o nosso pedido de Subsídio Global GG-1640256 estava aprovado, bem como, feita a liberação da transferência de recursos para a Fundação Rotaria, em Porto Alegre.

Os trabalhos de atualizações de tomadas de preços, negociações com fornecedores, aquisição de equipamentos e recebimento e montagem de vários deles ocorreram ao longo deste primeiro semestre, tendo sido concluídos até 30 de junho de 2017, permitindo a inauguração da moderna Sala de Atendimentos Terapêuticos.

O valor total do projeto foi de US$ 42.450, que após conversão da moeda internaram no Brasil totalizando R$ 140.085,00.

Com a utilização dos referidos recursos foi possível adquirir uma grande quantidade de modernos equipamentos, conforme projeto, para serem utilizados pelos profissionais das áreas de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hidroterapia e enfermagem. 

Apesar da transferência de todos os nossos atuais 35 acolhidos, para esta nova sede, estar prevista para o final do ano, a Sala de Atendimentos Terapêuticos entrará em operação imediata, já na próxima semana, pois representará um significativo ganho de qualidade para os acolhidos.

Registramos nossa imensa gratidão à Fundação Rotária, de Rotary Internacional, aos Governadores do Distrito 4670, Claudio Moacir Pereira Faccin (2015/2016) e Ingo Oscar Seitz (2016/2017), aos Governadores do Distrito 3520 , Hwa-Min Lin (2015/2016) e Chun-Liang Kuo (2016/2017), aos Presidentes do Rotary Club de Porto Alegre São João, Osvaldo Roberto Vaz Ferreira (2015/2016) e Jaime Grundler Sobrinho (2016/2017), aos Presidentes do Rotary Club de Taipei Southgate, Hung-Lin Yang (2015/2016) e Laurence Lee (2016/2017), aos Contatos Internacionais José Ariberto Jaeger e Dr. Chinjen Austin Ou, bem como, a todos os demais rotarianos, em especial ao Sr. Ivo Benfatto, Governador do Distrito 4670 (2014/2015), que se envolveram intensamente na implantação desse Projeto de Subsídio Global.

Por fim nosso especial reconhecimento ao interesse e apoio que recebemos do Dr. Chinjen Austin Ou, também Diretor Executivo da Taiwan Catholic Mission Foundation, e dos seus membros doadores Pei-Tsung Wang e Po-Ting Chang.

É do somatório dos recursos dos diversos projetos que temos em andamento e da participação da comunidade em geral, que sempre nos apoiou, que atingiremos nossa meta de concluir esta nova e moderna sede, sem similar no sul do Brasil, beneficiando cada vez mais crianças e adolescentes que necessitam muito desse tipo de acolhimento, para exercício de sua cidadania.

 

Imagem Coração
TOPO