Visita à Associação Comunitária do Morro da Cruz

No dia 02 de agosto de 2017, a convite de seus dirigentes, realizamos uma visita as dependências da Associação Comunitária do Morro da Cruz, oportunidade em que fomos muito bem recebidos pela Sra. Jacy dos Santos, Presidente; Sra. Elizete Rodrigues, Vice Presidente e Sra. Lucia Scalco, Antropóloga Assessora.

A Associação realiza um trabalho com mais de sessenta mulheres, que buscam o sustento de suas famílias através do artesanato.

Entre outras atividades, periodicamente ocorrem desfiles de apresentação das peças feitas pelas mulheres da comunidade, com materiais doados e retalhos. A estilista gaúcha Rochele Gloor está à frente de projeto para qualificar e aprimorar trabalho de moradoras do Morro da Cruz. São desenvolvidas aulas monitoradas com participação da estilista a fim de oportunizar experiência, trabalho, autoestima e crescimento pessoal para as mulheres da comunidade.

Impressiona a disposição de todos em superar as dificuldades, mesmo diante da escassez de recursos, proporcionando oportunidades de trabalho e geração de renda.

A Casa do Menino Jesus de Praga, como Núcleo do Banco de Alimentos, tem disponibilizado, em diversas ocasiões, excedentes de gêneros alimentícios e outros itens, dando o apoio que é possível a esse grupo de “guerreiras do bem”.

Na oportunidade visitamos, também, a Biblioteca Comunitária “Ilê Ará”, ligada ao Instituto Leonardo Murialdo, muito bem organizada e dirigida pelo seu Coordenador, Sr. Guto Alencar dos Santos.

O excelente trabalho que vem sendo realizado foi apresentado como projeto e premiado pelo Itaú/Unicef.

Utilizam com sucesso as “Malas Culturais”, que contem cada uma cerca de 15 livros, sendo disponibilizadas nas casas das famílias, por tempo determinado, para leitura.

Tem também o projeto “Geladeira Cultural”, que são geladeiras sem uso, onde são depositados livros, que ficam disponíveis em determinados locais, para a comunidade ler, sem controle de devolução, mas que não têm ocorrido problemas, havendo até a colocação de novos livros pelos leitores.

Visitamos também o local onde se encontra a Cruz, no alto do morro, com uma vista espetacular da cidade.

É ali que se encerra a procissão que marca a Sexta-feira Santa em Porto Alegre, com a encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz.

 A Casa do Menino esteve representada na ocasião pelos membros de seu Conselho de Administração, Marco Antônio Perottoni e Alberto Oliveira Annes.

 

Imagem Coração
TOPO