"Reciclando Vidas"

 No dia 18 de julho, quinta-feira, foi realizada, no salão de eventos da Casa do Menino, a palestra “Reciclando Vidas”.

Direcionado aos funcionários e voluntários da entidade, o evento contou como palestrante, Luiz Henrique Medeiros, representante do CEA - Centro de Educação Ambiental. Liderança comunitária do bairro Bom Jesus e Conselheiro representante da Região Leste no CMDUA - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da cidade de Porto Alegre.

Luiz Henrique começou a palestra, falando do CEA e da relevância do projeto de triagem e reciclagem de lixo urbano, desenvolvido pela comunidade da Vila Pinto.

“O CEA está localizado na Vila Pinto, Bairro Bom Jesus, zona Leste de Porto Alegre. Juntamente com a Vila Divinéia e Vila Nossa Senhora de Fátima, integra a região da "Grande Mato Sampaio", lugar conhecido como um dos bolsões de miséria da cidade de Porto Alegre.

Segundo o site do CEA (www.ceavilapinto.org), “a Vila Pinto tem população de 11.000 pessoas que, somadas às outras duas vilas, totalizam uma população de 30.000 habitantes. Estima-se que 70% das famílias ali residentes vivem em situação de risco social e garantem minimamente seu sustento através da venda de material reciclável, cuja prática, por falta de alternativas, é desenvolvida também por crianças e adolescentes.”

Luis Henrique Medeiros apresentou a estrutura do CEA e seus três pilares: o Centro cultural, a Escola infantil e o Centro de triagem da Vila Bom Jesus.

Ressaltou a importância do centro de triagem, da comercialização do material para reciclagem e como essa atividade trouxe mais dignidade às vidas dos moradores do local.

Agradecemos ao palestrante pela participação no evento, que oportunizou a voluntários e funcionários da Casa do Menino o conhecimento e valorização da atividade social desenvolvida pelo CEA.

Imagem Coração
TOPO