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O Marketing Humano

“As empresas não terão mais como abdicar do dever de assumir suas responsabilidades sociais”

Após o final da II Guerra Mundial, surge a ciência que hoje conhecemos como Marketing. Antes disso, várias eram as tentativas de se desenvolver modelos de comunicação inteligentes e estratégias mercadológicas salutares. Mas apenas quando uniu-se a metodologia de pesquisa, o planejamento estratégico e técnicas de comunicação a abordagens de venda, nasce de fato um dos pilares indispensáveis para os negócios que viriam nas próximas décadas.

O Marketing trouxe para as empresas poder. Poder de conhecer melhor seu cenário, seus concorrentes e seus clientes. Poder de visualizar melhor as oportunidades, o conhecimento de investir nas melhores estratégias e especialmente o poder de convencer, mobilizar e influenciar as pessoas. As corporações agora tinham em suas mãos o poder de propagar ideias e conceitos de vida, o que até então era restrito aos Governos, Entidades Políticas (ex: partidos e sindicatos) e Organizações Religiosas.

E se você está lendo esse texto, deve estar se perguntando o que elas fizeram com todo esse poder. É com pesar que digo, meu caro leitor, que a grande parte delas vendeu falsas ideias e se aproveitou de momentos difíceis da humanidade, visando um único propósito: o lucro.

Nesta postagem não citarei nenhuma empresa, marca ou campanha de publicidade. Para evitar méritos e deméritos, causando injustiças. Este texto reflete apenas o ponto de vista de um profissional, estudante e pesquisador.

Agora, acredito que temos mais uma pergunta: "Se o Marketing foi uma arma usada pelas empresas para se aproveitar das pessoas, manipulando-as, por que você escolheu essa profissão?". Neste momento sou obrigado a lhe dizer antes de mais nada: Excelente pergunta! Agora permita-me ter o prazer de respondê-la.

O Marketing, a propaganda e a publicidade são, antes de mais nada, meios para se conectar pessoas. De levar até elas o que as interessa, ou que ainda nem sabem que um dia vão amar. De criar mundos novos onde possam viver experiências inéditas e inesquecíveis. De levar para o conhecimento de todos, aquela deliciosa pizza, que é feita por uma cantina familiar há gerações. Aquela artista incrivelmente talentosa, que até então vivia em anonimato, poderá ter sua voz conhecida pela sua futura legião de fãs.

A floricultura que antes embelezava aquela charmosa esquina do bairro, poderá maravilhar casas pela cidade inteira com sua pluralidade de cores e aromas magníficos. Uma ONG que realiza um trabalho lindo há mais de 30 anos como a Casa do Menino Jesus de Praga, poderá levar ao conhecimento de todos o que tem feito de maravilhoso pela vida das crianças acolhidas e, com isso, pessoas que se encantarem com o projeto de qualquer parte do planeta, poderão ajudar a continuar este sonho vivo.

Percebem? Os exemplos que citei foram para ilustrar que o Marketing não é formado apenas pelas grandes campanhas ou pelos grandes eventos que aparecem na televisão. O Marketing está nas coisas mais simples, mais singelas e mais verdadeiras. Ele dá voz também aos pequenos, aos desconhecidos e aos honestos. E por isso escolhi minha profissão, pela alegria de fazer as pessoas se comunicarem, se unirem em prol de algo real e bonito, proporcionando momentos mágicos.

Sei que, nesse momento, isto parece soar filosófico, mas isto é real. E é o futuro do Marketing. E o que possibilitará isso? A tecnologia. Usada em favor do ser humano, em favor da vida, em nome do bem. O Marketing tem seu papel de coadjuvante, sim, pois os protagonistas são as pessoas. Elas serão as grandes transformadoras. E esta soma perfeita entre as Pessoas, o Marketing e a Tecnologia se dá em um ambiente muito conhecido por nós: a Internet.

No último ano a Casa do Menino teve grandes evoluções em sua Comunicação. O site foi totalmente reformulado, modernizado em todos os aspectos como conteúdo, navegabilidade, design e funcionalidades. Agora é possível fazer doações de qualquer valor, a qualquer hora de qualquer lugar. As Redes Sociais passaram a ser ainda mais atualizadas com eventos da casa, informativos e novidades sobre as crianças. Realizou-se uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, superando todas as expectativas, permitindo a aquisição de um andador especial para o tratamento das crianças. E muito mais ainda está por vir.

A Casa do Menino caminha rumo a excelência em Marketing. E valorizando o que de mais forte tem na sua marca: a sua essência. O amor pelas crianças e a dedicação de todos os funcionários e voluntários torna a entidade cada vez mais forte. E fazendo o que sempre fizeram, mas desta vez com mais ferramentas de comunicação para chegar até as pessoas, promovem o seu belíssimo trabalho.

O Marketing moderno valoriza, antes de mais nada, o ser humano e valoriza também a preservação do Planeta. Levando em consideração suas reais necessidades, vontades, bem-estar e felicidade plena. Este modelo, chama-se Marketing 3.0 ou Marketing Holístico. Nesta abordagem as empresas não terão mais como abdicar do dever de assumir suas responsabilidades sociais, pois com o passar do tempo serão cada vez mais cobradas pela comunidade e pelas entidades governamentais. Desta vez as corporações devem ser moldadas pelo consumidor e não o contrário.

Nesta nova filosofia, as empresas precisam unir forças e reformular seus sistemas de negócio em prol de todos. Mas é imprescindível que façam isso de uma maneira autêntica, sem ter como premissa maior o lucro. Vários já são os ensaios nesse sentido. Se vamos alcançar este patamar, mesmo com esforço hercúleo, é incerto. Mas a questão agora é a jornada não o destino. E parafraseando o saudoso ator Roberto Bolaños: "O heroísmo não consiste em não ter medo, mas superá-lo."

Lucas Tonini
Consultor de Marketing e Negócios
Bacharel em Publicidade e Propaganda - Universidade da Amazônia
Pós graduado - MBA em Marketing Digital - ESPM Sul
Pós graduando - MBA em Executivo de Negócios Internacional - ESPM Sul
Voluntário na Casa do Menino Jesus de Praga

 

Comentários  

# Valdir Fontanella 25 de Abril, 2016 - 18:17
Parabéns Lucas!!
Concordo contigo.
Fizeste uma análise bem objetiva, clara e de fácil entendimento.
Ações como estas, enriquecem nossa visão e maneira ser.
Sucesso e felicidade
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# Lucas Tonini 26 de Abril, 2016 - 19:00
Muito obrigado Valdir! Forte abraço.
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# Eleonora Pegorini 27 de Abril, 2016 - 01:41
Lucas, excelente o teu texto sobre esse tema, muitas vezes pouco valorizado e muito necessário em momentos de transição como o que estamos vivendo. Agora é a hora de, mais do que nunca, usar a criatividade e investir nessa ferramenta que, sem dúvida, tem um alcance incrível.
Sucesso.
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# Lucas Tonini 27 de Abril, 2016 - 19:05
Eleonora, concordo plenamente! Muito obrigado! Um abraço.
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# maria luiza s. bazan 27 de Abril, 2016 - 13:39
Excelente texto!
Valiosa contribuição, esclarecendo aspectos importantes desse assunto polêmico que é o marketing.
A Casa do Menino Jesus de Praga agradece ! Boa sorte em tua carreira!

H6dsv
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# Lucas Tonini 27 de Abril, 2016 - 19:08
Grato Maria Luiza! Um abraço.
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# João 25 de Maio, 2016 - 13:42
Muito bom o artigo. Parabéns. Consegui enxergar a sua história amadurecendo seus conceitos e formando sua visão e opinião através deste texto. É isso ai, o marketing é bem antigo. Jesus foi mestre com suas estratégias de ramificação, imperadores romanos com política de pão e circo, por aí vai... As pessoas precisam parar de encapetar os marqueteiros. São como advogados. Precisam cuidar dos interesses dos seus clientes.
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