Agora temos um Blog! Que este espaço nos permita saber mais sobre a realidade das crianças especiais e sobre histórias de sucesso, de conquistas e de emoção no envolvimento com estes seres de vida tão delicada. Quanto mais sabemos sobre eles, mais os amamos! Colabore! Envie suas sugestões e relatos para comunicacao@casadomenino.org.br!

A convivência entre os diferentes.

 "Não é o limite individual que determina a deficiência, mas sim as barreiras existentes em seu meio".

As crianças da Casa do Menino possuem severos comprometimentos cerebrais e motores. Mas, mesmo sabendo de suas severas limitações, lutamos pela sua inclusão na sociedade.

Nos mobilizamos para que participem de atividades fora da Casa, que incluem, passeios, frequência em escolas especiais e em escolas regulares. As dificuldades são muitas. Mas há sucessos que enchem nossos corações de alegria.

Alisson Ivan é o primeiro acolhido desta Casa a conquistar sua inserção no mercado de trabalho. Torcemos muito pelos seus avanços mesmo sabendo que há ainda muitas barreiras culturais e humanas pela frente.

Para entender melhor sobre convivência entre diferentes, assista a versão da TV Cultura da palestra da Dra. Izabel Maior no programa Café Filosófico.

 

"Historicamente a pessoa com deficiência era percebida como doente, objeto da assistência e de propostas de cura. Com a emergência de movimentos das pessoas com deficiência, a conceituação da deficiência abandonou o campo biomédico e ganhou contornos sociopolítico, de direito à diferença e de responsabilidade coletiva.

A médica Izabel Maior, defendendo o lema “nada sobre nós, sem nós”, mostra que 'não é o limite individual que determina a deficiência, mas sim as barreiras existentes em seu meio', estejam elas nas atitudes das pessoas, na arquitetura, no transporte, na circulação, na comunicação, enfim, na discriminação e na falta de acesso a bens e serviços na militância pela autonomia verdadeira das pessoas com deficiências."

Texto e vídeo veiculados na página do Instituto CPFL: www.institutocpfl.org.br

Adicionar comentário


Digite o captcha abaixo para enviar seu comentário:

Código de segurança
Atualizar

Imagem Coração
TOPO