Agora temos um Blog! Que este espaço nos permita saber mais sobre a realidade das crianças especiais e sobre histórias de sucesso, de conquistas e de emoção no envolvimento com estes seres de vida tão delicada. Quanto mais sabemos sobre eles, mais os amamos! Colabore! Envie suas sugestões e relatos para comunicacao@casadomenino.org.br!

É fácil falar do Alisson Ivan!

Ele nos inspira, comove, alegra. Todos apreciam a sua companhia. É um lutador e tem nos ensinado muito com sua determinação em superar obstáculos.

Alisson tem 17 anos e chegou na Casa do Menino com aproximadamente 2 anos. Foi avaliado pela equipe de atendimento, que o identificou como uma criança dentro do perfil das acolhidas pela Casa do Menino.

Mas, em pouco tempo, ele foi mostrando a todos que, embora tivesse severas complicações motoras, não possuía lesão cerebral como os demais moradores da entidade.

Aprendeu a falar, alimentava-se normalmente, passou a frequentar o Jardim de Infância e fazer amizades. Como todos os garotos, desde cedo apreciava festas, passeios e a companhia de amigos.

Hoje ele cursa o ensino médio e trabalha no Setor Administrativo da PUC – Pontifícia Universitária Católica. Pela primeira vez na sua história de mais de 32 anos, a Casa do Menino de Praga tem um dos seus acolhidos trabalhando com carteira assinada, estudando e lutando por autonomia e inclusão.

A vida do nosso menino tem inspirado seus amigos. Compartilhar a alegria dele com seu time do coração, o Sport Clube Internacional, acompanhá-lo numa viagem à praia, ou mesmo curtir horas de ócio, música e boa prosa, são oportunidades de aprender com alguém com uma enorme capacidade de vencer desafios e, sobretudo, sonhar.

Com grande facilidade em fazer amigos, bem como em mantê-los, Alisson tem muitas “mães” “pais”, “manos”, “manas” e a todos torna especiais com este tratamento afetuoso.

Tem conhecimento e consciência da realidade delicada dos seus “irmãos” da Casa do Menino, dos quais muitas vezes é o porta-voz, e de suas próprias limitações físicas. Mas nada impede o seu coração de fazer planos de futuro e de traçar suas próprias estratégias para realizá-los.

Perguntado sobre quais são seus sonhos, nos comove ao responder: “ formar família, ter uma casa própria, ter meu carro”.

Alisson Ivan tem uma má formação congênita chamada artrogripose, que o impede de andar. Com 5 anos deslocava-se pela casa sobre um triciclo infantil (motoca). Com ela ele ia a festas, passeios no shopping e ate à praia.

Com 12 anos passou a usar um triciclo motorizado doado por um voluntário. O equipamento lhe trouxe mais agilidade mas, à medida que as suas rotinas foram mudando, começou a se tornar inadequado a áreas externas e ao seu novo ritmo de vida.

Através do site Vakinha, a Casa do Menino promoveu recentemente uma campanha com o objetivo de adquirir uma nova cadeira, adaptada às atividades que nosso menino precisa realizar.

Foi uma grande alegria para todos e, principalmente para o nosso querido menino, acompanhar os resultados e as manifestações de carinho de tantos amigos que se mobilizaram para ajudá-lo! Estamos todos felizes e agradecidos! Desejamos que o novo equipamento seja um grande aliado do Alisson na realização dos seus sonhos!

Os textos abaixo são relatos de alguns dos muitos amigos, que têm com o Alisson um vínculo especial.

“Alisson é pura alegria!! É felicidade, é positividade, é simpatia! É quem nos faz enxergar, através do seu olhar, um mundo mais colorido, mais verdadeiro e divertido. Alisson é meu parceirinho, é meu grande amigo... É tão forte quanto um laço sanguíneo. É por quem sempre vou ter forças pra lutar, pra apoiar, pra aconselhar. Ao lado dele vou sempre estar.”
(Eleonora Pegorini, Voluntária, Diretora de Atendimento da Casa do Menino)

“Desde que o Alisson chegou na CMJP despertou atenção de todos e com seu sorriso encantador conquistou a amizade e o carinho dos colaboradores e direção. Com o passar do tempo observou-se que o menino pequeno e esperto apresentava muitas possibilidades em sua caminhada. Logo ingressou na pré -escola e como toda criança ganhou o mundo conquistando  seu espaço na sociedade e surpreendendo os que lhe acompanham desde sua infância.”
(Aline Marques, Terapeuta Ocupacional da Casa do Menino)


“Chegou em nossas vidas ainda pequeno. Meu filho de coração, o nosso filho que Deus nos abençoou, um amor incondicional. Agora é um rapaz de personalidade forte, que sabe o que quer, estuda, trabalha e tem muitos amigos. Para o futuro, tem planos e muitos sonhos a realizar. E eu como “mãe”, acredito e sei que o futuro vai ser promissor. Alisson. O filho, o irmão, o amigo, alguém que todos nós amamos”.
(Helen Cunha, ex- funcionária da Casa do Menino)

“Conheci o Alisson há 10 anos quando, após ver uma matéria na TV sobre a Casa do Menino Jesus de Praga, resolvi visitar a instituição. Foi amor a primeira vista! Aquele menino, que na época tinha sete anos de idade, me cativou desde o início com seu carinho e inteligência incomuns. Ele me recebeu na entidade e conversamos naquela primeira ocasião como se nos conhecêssemos já há muito tempo. Desde então não pude mais deixar de vê-lo e nossa sólida amizade já ultrapassa uma década, em que aprendi muito com esse ser especial, um verdadeiro mestre para mim. O Alisson é um exemplo para todos nós, ele é um jovem batalhador, estudioso, honesto, sincero (às vezes até demais...rsrsrs!) e que, apesar das dificuldades, não esmorece nem desanima jamais! É otimista, está sempre de bom humor. Se tem alguém nesse mundo que merece ter acesso as coisas boas que a nossa sociedade oferece, é ele. Essa cadeirinha é mais do que necessária e vem num ótimo momento.”
(Luiz Felipe Zanette, estudante de psicologia, empresário investidor e presidente do Instituto Sócio Ambiental Kuxuikã.)

"Alisson  tem uma alegria que contagia todo mundo! Quando sai com a gente cumprimenta naturalmente as pessoas, que acabam parando para conversar. Sou sua Dinda. É como meu filho do coração, amigo de boas conversas. Às vezes criança, outras vezes um rapaz maduro. Mas ser verdadeiramente mãe do Alisson é alguma coisa sagrada. Ele sabe dos seus problemas e da força de vontade que precisa ter. Todo dia é uma verdadeira batalha pra ele superar o cansaço e viver um dia de cada vez.  Alisson precisa muito do estímulo dos amigos pra vencer suas batalhas.
(Clarinda Carvalho da Silveira - Lalá - Chefe de serviços externos).

 

Comentários  

# Leandro Canfield 22 de Novembro, 2016 - 22:34
Grande amigo e uma pessoa incrível com uma alegria inigualável, sinto-me honrado de poder partilhar desta alegria.
Responder | Responder com citação | Citar
# Juliana Pegorini 23 de Novembro, 2016 - 11:51
Linda a matéria sobre o nosso Ali!!! Ele é muito alto astral e cativa a todos!!! Te adoro, meu maninho, tu tens um lugar especial no meu coração!!! Bjsss
Responder | Responder com citação | Citar
# Ivando Pegorini 23 de Novembro, 2016 - 14:45
Deveria ter ciúmes desse garoto em relação ao amor e carinho que ele desperta em minha mulher e meus filhos. Mas confesso que ao contrário disso, também sou apaixonado pelo alto astral e simpatia que esse muleke irradia à todos que com ele convivem. Dále Ali...
Responder | Responder com citação | Citar
# Ionara Rech 29 de Maio, 2017 - 12:29
Fiz trabalho voluntário na Casa do Menino Jesus de Praga um pouco depois que Alisson chegou na Casa. Lembro de uma visita dele a Brasília e toda a empolgação da Casa com as possibilidades de inserção e tratamento. Há cerca de um ano, ele é meu colega na Escola de Negócios da PUCRS. Sou Professora e Coordenadora de Curso e ele atua na Secretaria, nos auxiliando e nos alegrando todos os dias. É muito bom vê-lo por aqui e sei que ele vai mais longe ainda! Parabéns ao Alisson, parabéns a Casa do Menino Jesus de Praga pelo excelente trabalho e parabéns a todos os voluntários que dedicam seu tempo e seu amor para as crianças que tanto precisam.
Responder | Responder com citação | Citar
# Anibal 28 de Novembro, 2017 - 10:33
Excelente artigo! Já visitei o seu blog algumas vezes, mas nunca tinha escrito um comentário.
Coloquei teu blog nos favoritos para não perder nenhuma atualização.
Abração!

Take a look at my web page ... geração
empreendedora: http://geracaoempreendedora.com/pequenos-negocios-lucrativos/
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Digite o captcha abaixo para enviar seu comentário:

Código de segurança
Atualizar

Imagem Coração
TOPO