A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, conhecida por seu compromisso com o cuidado de pacientes com lesões neurológicas e motoras, enfrentou um novo desafio nesta última quarta-feira (08). A instituição acolheu 26 novos pacientes, sendo 20 adultos e 6 crianças de forma emergencial e duplicou os atendimentos. Os pacientes foram transferidos após o espaço que viviam ser evacuado pela defesa civil por risco de alagamento.
Os pacientes recebidos possuem condições de média e alta complexidade de saúde, incluindo dois em estado grave, com necessidades de oxigenação e suporte ventilatório contínuos. “Recebemos a ligação pela manhã para saber se a Casa teria condições de acolher os pacientes e até as 15h já tínhamos acomodado todos em nossas instalações”, relata Arno Duarte, diretor executivo da Casa. A transferência foi realizada com o apoio do exército e UTI móvel, garantindo segurança e agilidade no transporte.
Com uma infraestrutura completa, de ponta e pronta para atender até 100 leitos, a casa de saúde estava bem preparada para situações de emergência. “Nosso banco de talentos e a rápida mobilização das diversas áreas da instituição, incluindo RH, compras, nutrição e farmácia, comunicação, relações institucionais, área jurídica e até o conselho de administração foram fundamentais para acomodar os novos moradores e que recebessem imediatamente a excelência do cuidado”, afirma Duarte. Como a instituição tem um banco de talentos bem refinado, rapidamente a nossa equipe de Recursos Humanos conseguiu mobilizar e recrutar em caráter de urgência e em tempo recorde, cerca de 40 profissionais, entre enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, auxiliares de cozinha e higienização.
Ainda com capacidade para receber mais 40 pacientes com deficiências motoras e neurológicas graves, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga destaca-se como um centro único no estado para o tratamento de pessoas com deficiência física que requerem cuidados de longa permanência. “Nós somos o único local do estado que possui uma estrutura completa para recebermos pacientes com deficiência física e que necessitam de assistência prolongada e meticulosa em saúde”, diz a gerente de saúde e assistência, Márcia Machado.
Como protagonista da desospitalização, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga emerge como um farol na jornada da saúde, posicionando-se estrategicamente em relação a outras instituições similares. “Se não tivéssemos leitos disponíveis, os pacientes precisariam ser alocados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos hospitalares espalhados pelo estado. Agora eles encontram na Casa um cuidado especializado e completo, otimizando os leitos hospitalares para aqueles que urgentemente necessitam”, diz a gerente.
Sobre a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga: é uma instituição filantrópica que oferece acolhimento em saúde de longa permanência em saúde com habilitação e reabilitação multidisciplinar para pessoas com lesões neurológicas e motoras de alta e média complexidade. Localizada em Porto Alegre, a Casa é um marco na assistência social e de saúde, promovendo cuidados especializados e humanizados para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, completou honrosos 40 anos de uma assistência integral e qualificada à saúde.
Social Contact