Evento da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga proporcionou um dia de troca de conhecimentos sobre práticas assistenciais, inovação e mobilização social
Na terça-feira (03/12), a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga abriu suas portas para receber profissionais de saúde e comunidade durante o Casa Experience 2024. Além de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, interagir com alguns internados e visitar os espaços, cerca de 300 pessoas assistiram a palestras e rodas de conversas que abordaram diferentes temáticas relacionadas a práticas assistenciais, inovação, comunicação e impacto social. O evento integrou o movimento do Dia de Doar e marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
“Essa é a primeira vez que realizamos um evento desse tipo e desse tamanho e estamos muito satisfeitos. Realmente superou nossas expectativas. Tudo teve muita qualidade: a forma como os conteúdos foram abordados, a participação do público. Esperamos que quem esteve aqui tenha aproveitado esses momentos para trocar experiências e aprender mais sobre a atuação cuidadosa que temos com todos os nossos acolhidos”, disse Arno Duarte, Diretor Executivo da Casa.
Profissionais da Casa, convidados externos, especialistas e profissionais renomados participaram das atividades que aconteceram em três palcos temáticos: Saúde, Cuidado e Vida. O encontro foi aberto no Palco Saúde com o painel “Reposicionamento estratégico da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga”. Pablo Berger, Presidente do Conselho de Administração Voluntário, e Arno Duarte, Diretor Executivo, abordaram a transformação da organização, em especial no posicionamento como uma organização híbrida de saúde e assistencial.
Para Berger, o Casa Experience é um evento simbólico e inovador por reunir profissionais de diferentes áreas, não somente da saúde, e promover a troca de vivências entre elas. “E a Casa acaba tendo uma visibilidade importante, as pessoas passam a conhecer internamente toda a qualidade de serviços que são prestados aqui para os acolhidos”, destacou. Com o intuito de proporcionar o melhor atendimento possível para os pacientes, o conselho visa traçar estratégias e buscar meios para dar condições aos executivos implementarem os mais qualificados serviços. “Quando a gente fala em trazer recursos a gente precisa de executivos, como nós temos hoje, capacitados em procurar o melhor”, completou.
“Acolhimento institucional de PCDs e o cuidado de saúde pra toda vida” foi o tema da segunda mesa de debates, que teve Dra. Cinara Braga, Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, entre as palestrantes. A promotora ressaltou a relevância do evento. “Precisamos mostrar para a comunidade a importância do trabalho desenvolvido nessa organização, principalmente que nossas crianças e adolescentes especiais existem e precisam ser bem cuidadas. O engajamento da sociedade civil e das autoridades públicas é importante. E vocês fazem um trabalho tão lindo aqui na Casa que merece ser conhecido e ensinado”, salientou.
O palco Saúde trabalhou inovação e acolhimento, com palestras e workshops sobre comunicação, engajamento e o cuidado centrado no paciente.
Palco Cuidado
“Estratégias de mobilização de recursos” foi a primeira roda de conversa do palco Cuidado, do qual participou a jornalista, especialista em Terceiro Setor, Márcia Anselmo. A identificação do propósito de desenvolver a ampliação da consciência das lideranças do terceiro setor na perspectiva de aprendizado, da inovação e de trazer o que nós temos de excelência, foi o que a motivou a participar do evento. “Eu acredito na perspectiva da cultura de confiança e transparência, que é o trabalho que a casa desenvolve com os seus públicos nessa linha da transparência, da ética e, principalmente, do cuidado, que é o que eu trouxe, nessa perspectiva de mobilização, de cuidar das pessoas, dos vínculos, fortalecendo os relacionamentos. Porque, sem isso, a gente não desenvolve um propósito. Não cuida das pessoas, que é o principal”, explicou a também mestre em Comunicação e consultora em gestão de projetos.
Ao longo do dia, o espaço teve palestras que trataram sobre mobilização de recursos, voluntariado e o impacto de ações empreendedoras, como o case do Bazar Amigos da Casa.
Visitas guiadas no Palco Vida
Durante o dia, o público foi convidado a visitar diferentes instalações da Casa, entre elas, praça sensorial, núcleos de atendimentos, consultórios de serviços (psicólogos, médico, odontológico), piscina aquecida para hidroterapia, salão para múltiplas terapias, e viram o furgão híbrido que permite o transporte por maca e de cadeirantes, com elevador.
Grasieli Krakeker, consultora de Negócios do Hospital Moinhos de Vento (HMV), já conhecia o espaço, mas acredita que todos deviam fazer a visita guiada, pois na interação com os colaboradores se percebe o afeto que eles têm com os acolhidos, o que é um diferencial da Casa. A consultora também elogiou as palestras: “Foram bem atrativas, com temas bem relevantes. Acho que teve muita discussão, troca e sinergia, tanto entre os palestrantes quanto com o público”.
A assistente administrativa do HMV, Maria Eduarda Lavra, também enalteceu os assuntos abordados nas explanações. Diferentemente da colega, essa foi a primeira vez que ela entrou na entidade e ficou impactada. “Fiquei impressionada com a estrutura do lugar, a área da piscina, da cozinha. Ver o empenho da equipe também, todo mundo fala com muito carinho aqui, tanto dos pacientes, dos acolhidos, quanto entre si mesmo”, explanou emocionada.
Parcerias assinadas durante o evento
Durante o evento, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga firmou um Termo de Intenção de Parceria com o grupo humanitário independente Psicólogos Sem Fronteiras (PSF) para oferecer atendimentos gratuitos aos profissionais da instituição. A partir de agora, o PSF analisará as necessidades da organização. “A gente faz um trabalho muito particularizado, por isso precisamos saber quais são as demandas e as pessoas que necessitam do nosso serviço. Queremos dar o atendimento e um cuidado mais pessoal!”, explicou Roder Nagib, coordenador do PSF.
A instituição de saúde também assinou um contrato com a empresa Contato Seguro, que oferecerá uma plataforma gratuita pela qual tanto os colaboradores quanto a comunidade poderão fazer comentários, sugestões, reclamações e elogios sobre o trabalho desenvolvido na Casa. O software possibilitará que os relatos sejam capturados de forma adequada, anônimos ou identificados, com a geração de relatórios, que contribuirão para o contínuo aprimoramento dos serviços na organização.
Social Contact