Nossa História
Ao longo desses 40 anos, a Casa tem buscado a inovação, reinventando-se dia a dia para, com isso, oferecer aos pacientes acolhidos uma melhor estrutura e atendimento, condizentes com as novas práticas de saúde e assistência.
Em 2023, essa reinvenção ficou mais evidente para a comunidade a partir do processo de reposicionamento de marca da instituição, o que consolidou a transição de uma casa de assistência para uma casa de saúde.
A Casa
Com sede na Rua Nelson Zang, 420, no Bairro Intercap, em Porto Alegre (RS), a instituição mantém convênios com os órgãos de assistência social municipais, com a Secretaria Estadual da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde de Porto Alegre e outros municípios do Rio Grande do Sul.
A admissão na Casa ocorre em qualquer idade, preferencialmente menores de 18 anos, desde que o paciente tenha sido acometido de lesão neurológica na infância.
Com estrutura hospitalar, oferecendo enfermagem 24h, a Casa tem capacidade para 100 leitos.
Norteadores Estratégicos
Missão
Prestar assistência social, de saúde, educacional e de habilitação e reabilitação multidisciplinar, gratuita e ou/onerosa, de pessoas com deficiência (PCDs) com lesões neurológicas e motoras de alta e média complexidade, em atendimentos de longa permanência, oriundas de famílias em vulnerabilidade social, admitindo-as em qualquer idade, preferencialmente menores de 18 anos, e que adquiriram as patologias enquadradas no perfil descrito acima, no período de vida de criança e/ou adolescente, sob decisão do Conselho de Administração.
Visão
Ser referência no atendimento em saúde e acolhimento especializado de pessoas com lesões neurológicas e motoras de média e alta complexidade em atendimentos de longa permanência, com respeito e dedicação total aos acolhidos e/ou pacientes.
Valores
Prestar serviços com ética, profissionalismo com responsabilidade e amor ao próximo, buscando continuamente a valorização do ser humano, dos profissionais e dos apoiadores, a transparência administrativa e a melhoria na qualidade de vida dos acolhidos e pacientes.
Perfil de acolhimento
A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga é uma das quatro instituições de Porto Alegre que acolhem crianças e adolescentes com lesão cerebral e motora.
Entretanto, a Casa é a única que tem capacidade e estrutura para acolhimento em saúde de média e alta complexidade.
A Casa acolhe e atende pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com atendimento de enfermagem 24 horas durante todos os dias da semana.
O modelo assistencial segue parâmetros, práticas e rotinas semelhantes às de instituições de saúde como hospitais. A excelência e a seriedade do trabalho oferecido pela Instituição a tornam referência para esse tipo de atendimento no estado do Rio Grande do Sul e, até mesmo, no cenário brasileiro.
É importante frisar que a entidade possui alvará de saúde. Além disso, detém a guarda e curatela legal de todos os acolhidos, sendo por eles pessoas, entre crianças, totalmente responsável.
Fluxo de acolhimento
Para chegar à Casa de Saúde Menino Jesus de Praga, um acolhido precisa ser encaminhado pelas autoridades competentes.
Atualmente, a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (Fasc), as secretarias municipais de Assistência Social ou de Saúde, a Defensoria Pública e o Ministério Público, quando acionados pelas famílias, são as principais instituições a contatar a Casa para realização do acolhimento.
Para que o caso possa ser avaliado, foi estruturado um fluxo de acolhimento, em que são realizados questionários de avaliação do acolhido para verificar se o perfil corresponde ao atendido pela instituição e avaliação do nível de complexidade de saúde.
Veja no fluxograma abaixo, como se dá o acolhimento de um novo paciente na Casa de Saúde Menino Jesus de Praga.
Social Contact